Um malware é qualquer programa, aplicativo ou código que executa funções indesejadas em nossos dispositivos. Eles podem chegar até nós através de emails maliciosos, arquivos baixados da Internet, pendrives USB, documentos infectados ou qualquer outro canal por onde recebemos informações.

Um malware pode realizar qualquer ação que um programa legítimo faria, mas com más intenções. Assim, ele poderia, entre outras coisas, mostrar o que aparece na sua câmera, ver seus arquivos, o texto que escreve no teclado (que geralmente inclui suas senhas), apagar informações e inclusive pode inutilizar seu equipamento. Um malware pode afetar qualquer equipamento capaz de executar um código, Ou seja, nossos computadores, telefones celulares e também equipamentos de rede e dispositivos da “Internet das Coisas”, como televisores inteligentes ou equipamentos domésticos conectados à Internet, podem ser afetados por malwares.

Apesar de que não se pode garantir que não temos um malware operando em nossos equipamentos, especialmente devido a técnicas cada vez mais criativas usadas para escondê-lo e disfarçá-lo de aplicativos benignos, a grande maioria dos softwares maliciosos é conhecida e pode ser detectada e eliminada. No entendo, a melhor estratégia que podemos adotar não é detectar e eliminar malwares em nossos equipamentos, mas evitar que eles sejam infectados. Em primeiro lugar, isso pode ser alcançado através de hábitos rigorosos no uso de nossos dispositivos.

Manter o sistema operacional e demais softwares atualizados e na sua versão original. Leve em consideração que as atualizações também se aplicam para os aplicativos de telefone celular e complementos de navegadores.

Instalar somente aplicativos de confiança e obtidos através de canais oficiais.

IInstalar e manter atualizado um programa de antivírus. Atualmente as opções comerciais gratuitas possuem níveis de proteção similares ou equivalentes às versões pagas. Evite ter mais de um antivírus instalado já que eles não  conseguem operar bem em conjunto e podem tornar seu computador mais lento e não detectar corretamente ameaças reais. Um antivírus que recomendamos e que oferece uma versão sem custo é o Avira.

Instalar um programa antimalware que complemente o antivírus e que busque mais tipos de ameaças através de outros tipos de técnicas. Todos os vírus são um tipo de malware, porém, o malware inclui muito mais que apenas vírus. Os antivírus e antimalwares podem operar bem ao mesmo tempo. Para um antimalware, recomendamos Malwarebytes.

Revisar as recomendações contra phishing oferecidas neste guia, pois foi demonstrado que esta é a via mais utilizada para infectar usuários com malware.

Evitar ou limitar as atividades arriscadas como a busca e o uso de software não legítimos ou “pirata”, frequentar páginas da web que oferecem streaming de séries e filmes ou baixar aplicativos de páginas não oficiais.