Quando falamos de segurança digital, normalmente nos referimos ao conjunto de ações que podemos realizar para proteger e ter controle sobre nossas comunicações, informações e, em geral, sobre nossos dados. Com isso, procuramos garantir sua disponibilidade, integridade e confidencialidade. Mas, o que exatamente devemos proteger? Como fazer para que isso aconteça? Por onde começar? Uma maneira de explicar o que é segurança digital pode ser através da seguinte imagem:

Na imagem, mostramos como é o percurso normal da informação quando navegamos na Internet. Vemos como uma pessoa, utilizando seu computador, se conecta a uma rede Wi-Fi para enviar, por exemplo, uma email. Para isso, a informação passa, num primeiro momento, pela infraestrutura do seu provedor de serviços de Internet ou ISP e depois entra na Internet, neste caso, no servidor da Google.

 

Em seguida, para que a informação possa ser consultada pelo destinatário, este deve ter um equipamento (no exemplo, um telefone celular) que acesse a Internet através do seu próprio ISP.

 

É possível identificar na imagem vários componentes que tornam a comunicação possível: os usuários e usuárias, os equipamentos, as redes internas, os ISPs e, finalmente, o que denominamos de “Internet”

 

Para melhorar nossa segurança digital será necessário tomar medidas em cada um desses componentes porque cada um possui vulnerabilidades que podem ser aproveitadas por atacantes. A ordem em que implementamos as medidas de proteção ou o componente onde desejamos começar não é o mais importante, mas conseguir cobrir cada um deles para fechar todas as possíveis
“portas de entrada” a nossos dados.

 

É por isso que se diz que a segurança é um processo no qual vamos adicionando camadas a cada um dos componentes que intervêm na administração da informação. Não existe uma ferramenta mágica que vai te proteger contra qualquer ataque